Sendo referência para cerca de 60 municípios do Piauí e outros estados circunvizinhos, o Hospital Justino Luz, em Picos, investe na assistência prestada ao paciente. Nesse sentido, o Hospital está em fase de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), serviço de saúde criado para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, e tem entre as suas competências, estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos estabelecimentos de saúde.

De acordo com a diretora de assistencial do Hospital, Leticia Monteiro, a equipe para compor o NSP já está definida. “Essa equipe será responsável pelas atividades desenvolvidas dentro do Hospital para qualificar o atendimento a segurança dos nossos pacientes”, disse.

Para atuar junto ao Núcleo, os profissionais do Hospital Justino Luz vão receber um treinamento. “O treinamento é de extrema importância, uma vez que os profissionais devem estar sincronizados com a metodologia dos serviços que vão oferecer para a segurança do paciente”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.

O primeiro protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde a ser implantado no HJL será o de identificação correta do paciente. “O Hospital está em processo de aquisição das pulseiras para identificar o paciente”, finalizou Tatiana Chaves.

Segurança do Paciente em outros municípios - O monitoramento para a implantação do Núcleo de Segurança o Paciente (NSP) está sendo realizado por duas equipes, simultaneamente. Ao tempo que o trabalho ocorria no Hospital Justino Luz, em Picos, outros fiscais sanitários da DIVISA realizavam as mesmas atividades nos municípios de Simplício Mendes, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

Por: Cyntia Veras