No período de 4 a 15 de julho, o Hospital Infantil Lucídio Portella realizará um trabalho de sensibilização e treinamento com os profissionais da saúde para implantação das pulseiras identificação do paciente. Assim, o hospital dá o primeiro passo para a implantação dos seis protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

O diretor geral do hospital, Vinicius Nascimento, ressaltou a importância de colocar os projetos de segurança ao paciente e demais ações de acordo com as exigências e conformidades da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, “só tem a trazer benefícios ao Hospital Infantil”, disse.

Em maio, o Infantil recebeu a visita da equipe técnica  da Diretoria da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), dando as orientações adequadas para a implantação de ações de segurança ao paciente, controle de infecções hospitalar, e com isso buscar a melhoria da assistência prestada no hospital.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente(PNSP) tem o objetivo de contribuir para a qualificação  dos cuidados com a saúde dos pacientes e dos estabelecimentos, criando ações voltadas a redução de riscos e de danos, desenvolvendo uma assistência segura para profissionais e pacientes.

O hospital conta com o apoio da Vigilância Sanitária e da equipe do Núcleo de Segurança do paciente, formado por uma equipe multiprofissional de: médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta.

Por: Elayne Silva