Eugênia Reis Profissionais de saúde participam de Formação em Urgência Hospitalar Palestra sobre Serviços Hospitalares de urgências no Brasil

O curso de “Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar” é fruto de uma parceria entre Ministério da Saúde, Hospital do Coração (HCOR) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

Diretores e coordenadores de setores representando vinte e três hospitais públicos piauienses, além do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, médicos e enfermeiros que integram a Rede de Urgência e Emergência(RUE) participaram dessa primeira etapa do curso que será concluído ao longo de dez meses.

“O curso é de fundamental importância porque vai aperfeiçoar e qualificar profissionais de saúde que atuam diretamente na urgência hospitalar. O HCOR tem dado toda a assistência necessária ao Piauí permitindo maior conhecimento em atendimento e gerenciamento de setores” – diz Dr Telmo Mesquita, coordenação da Rede de Urgência e Emergência(RUE) da SESAPI

O curso é uma iniciativa pioneira no Piauí e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROARDI). O objetivo é desenvolver ações e projetos que possam fortalecer a atuação de profissionais de saúde que atuam no serviço de urgência. Posteriormente o curso também será levado aos estados de Sergipe, e posteriormente ao Pernambuco e Espírito Santo.

“O Ministério da Saúde inicia essa qualificação pelo Piauí, considerando o grande número de hospitais geridos pela rede pública. Um dos critérios para a formação de profissionais é principalmente o interesse de cada estado em melhorar a oferta do atendimento à população” – Rui Leandro da Silva Santos, Gestão de políticas Públicas em Saúde.

Por: Eugênia Reis

Arquivos anexos (1)