O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa recebeu hoje, 21, a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Leopoldina Cipriano. Na reunião, foram registradas as demandas dos municípios sobre o Programa Amigos do Peito.

Foi realizado um levantamento sobre quais municípios solicitaram a carreta do Amigos do Peito, e a melhor rota de atuação para a nova etapa do Programa. Os municípios contemplados estão sendo escolhidos de acordo com a demanda da região, visando dinamizar o acesso da população aos exames de mamografia gratuitos.

“Já realizamos mais de quatro mil mamografias nas carretas, beneficiando mais de 40 municípios. E continuamos nossa jornada de monitoramento e prevenção do câncer de mama, seja no formato itinerante, seja no fixo, com a expansão dos serviços na nossa rede hospitalar”, comenta o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Também foi discutido com a presidente do Cosems, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, sobre as necessidades das Secretarias Municipais de Saúde na aquisição de novos equipamentos e realização de capacitações. Além disso foi feito um balanço nos repasses e ações da Secretaria à saúde nos municípios.

Por: Denise Nascimento