O Programa Olhar Bem já mudou o jeito de ver a vida de 9.361 pessoas em todo o Piauí com cirurgias de catarata. O programa realizado pela Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim saúde para mais perto da população.

Em seis meses, o Olhar Bem promoveu a realização de cirurgias acima da média que era em feita em um ano no Piauí. Em 2014, por exemplo, foram feitas pouco mais de 2 mil cirurgias. Iniciado em dezembro de 2015, o programa passou por sete municípios sedes: Picos, Bom Jesus, Floriano, São Pedro do Piauí, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba e Corrente.

Segundo o secretário da Saúde Francisco Costa, a ação “objetiva exatamente isso: descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa”.

O agricultor Izaias Ferreira, de Avelino Lopes, foi beneficiado com a cirurgia nos dois olhos, sendo uma feita em Bom Jesus e a outra em Corrente. “Olha eu não estou sentindo nada pra dizer que está doendo, estou enxergando tudo direitinho. Não tenho palavras para agradecer”, contou.

O atendimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando a população a partir de 60 anos, triadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e outros pacientes com outros tipos de cataratas, como: congênita, traumática e medicamentosa.

Com mais de 9 mil cirurgias e 15 mil consultas, o Programa Olhar Bem se despediu do formato itinerante no dia 24 de junho, em Corrente, com incontáveis histórias de alegrias. Como a dos irmãos Expedito e Fernando, lá de Nazaré do Piauí; a do seu Manoel Freitas, em Guadalupe; Nair de Sousa; a dona Francisca Antonia Lopes da Silva, 67 anos, em Campo Maior que após um ano e meio tentando fazer uma cirurgia de catarata, foi beneficiada.

Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada.

Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.