As estratégias dos cuidados ao paciente no tratamento de saúde em casa serão discutidas no I Congresso Norte Nordeste de Atenção Domiciliar que será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, de 25 a 27 de agosto, em Teresina.

O Congresso pretende ser um fórum de troca de experiências entre profissionais das regiões onde a modalidade de tratamento possui o maior número de equipes em funcionamento atualmente, com a presença de pessoas que trabalham nessa área há mais de dez anos nas regiões Sul e Sudeste do país.

Segundo a gerente de atenção básica, Dília Falcão, o programa atende a pacientes que apresentam restrições permanentes ou temporárias de locomoção. “Também são atendidas pessoas que estão num quadro de saúde nas quais pode ser indicada a Atenção Domiciliar, uma alternativa aos cuidados feitos nos hospitais, diminuindo a permanência nesses locais e aumentando a convivência com a família” disse.

No Piauí, a Atenção Domiciliar está presente em 12 municípios (Barras, Bom Jesus, Canto do Buriti, Floriano, José de Freitas, Luis Correia, Piripiri, São João do Piaui, São Raimundo Nonato, Tamboril, Teresina e Valença), com equipes formadas por três profissionais de nível superior, escolhidos dentre assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, farmacêutico e terapeuta ocupacional.?

Técnicas, tecnologia empregada nessa assistência, situações de urgência e emergência domiciliar e segurança do paciente no domicílio serão alguns dos temas abordados em mesas redondas e palestras no congresso.

Durante o evento os representantes dos municípios terão consultoria individualizada com esclarecimentos sobre como aderir ao programa. O Congresso tem o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS/PI).

Todas as informações, como palestrantes, programação e inscrições podem ser buscadas no site connad2016.com.br.

Por Samara Augusta