Equipes da Secretaria de Estado da Saúde estarão presentes no II Festival do Peixe em Esperantina para promover o “Fique Sabendo”, uma ação voltada para a realização de testes para identificar HIV/Aids, sífilis, hepatites B e C, distribuição de preservativos e material educativo, como também aconselhamento em outras áreas da saúde.

Durante os quatro dias, em parceria com o município, serão distribuídos 7.200 preservativos masculinos, mil preservativos femininos e 4 mil unidades de gel lubrificante para a população. Segundo a gerente estadual de Atenção à Saúde, Luciana Sena, o principal objetivo da campanha “é o diagnóstico e tratamento precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Além do fornecimento de informações para a população sobre a prevenção, promoção e tratamento dessas e outras doenças”, frisou.

A previsão é que seja realizada uma média de 400 testagens por dia. Luciana destaca que “a oferta desse serviço é gratuita, onde a população que for atendida vai passar por uma equipe de aconselhamento pré e pós teste”.

Miriane Araújo, gerente estadual de Vigilância em Saúde, reforça ainda sobre os cuidados e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Em Esperantina, estaremos também com o laboratório móvel da dengue, lembrando sempre da importância do enfrentamento das arboviroses aqui no estado. Além disso, teremos material educativo que será distribuído à população, juntamente com a equipe de saúde do município”.

Por: Allana Sousa