Neste feriado de terça-feira (16), data que marca o aniversário de 164 anos de Teresina, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou mais um mutirão cirúrgico, dessa vez na especialidade de otorrinolaringologia. Vinte pessoas, sendo catorze crianças e seis adultos, foram beneficiadas com procedimentos de amigdalectomia (retirada das amígdalas) e adenoidectomia (retirada da adenoide). O HGV é o único hospital público do Estado que realiza cirurgia nessa especialidade médica.

A diretora do HGV, Clara Leal, diz que essas ações aos finais de semana, feriados e no período noturno já são rotina do Hospital e que fazem parte das medidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e direção do Hospital para otimizar o volume de cirurgias. "Em 2014, tinhamos mais de 4 mil pessoas aguardando por cirurgias eletivas em diferentes especialidades. Conseguimos reduzir esse número para 2.300 e com a meta de, até o fim do ano, baixar ainda mais essa quantidade", completa a diretora. O número corresponde a uma queda de 42,5%.

O médico Antonio Pedro Nascimento explica que a indicação cirúrgica para esses tipos de problemas acontece quando o tratamento clínico não obtém sucesso. "A hipertrofia adenoamigdaliana pode causar entupimento de nariz, coriza, apnéia do sono e déficit do rendimento intelectual. Já a amigdalite é responsável por inflamações de garganta, febre e dificuldade para se alimentar, porque há dor durante o ato de engolir", destaca o especialista.

A dona de casa Ana Rodrigues, mãe do pequeno  Josuelson Rodrigues, de 7 anos, conta que o garoto apresentava muita dificuldade para respirar, sobretudo durante o sono, por conta do problema de adenóide. "Era muito sofrimento não só para ele, mas para mim também, vendo aquela situação. Agora, graças a Deus, o problema finalmente será resolvido e sei que tudo será diferente", comemora.

Participaram da ação os cirurgiões Antônio Pedro Nascimento e Erich Gustavo Araújo. Os anestesistas Aldo Silva e Sthênio de Farias. Além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

Já estão programados mais dois mutirões para os próximos sábados. Dia 20 acontece o mutirão de cirurgia geral e dia 27 será a vez do de ortopedia.

Por: Solinan Barbosa