Em mais um passo na saúde inclusiva, o governo do Estado entregou nesta sexta-feira e sábado(19 e 20) equipamentos ortopédicos do Programa Passo à Frente, oficina ortopédica itinerante, em Floriano, contemplando ainda os municípios de Jerumenha, São Francisco do Piauí, Nazaré do Piauí, Guadalupe e Francisco Ayres. Ao todo, mais de 500 pacientes foram atendidos.

Um deles foi o João Paulo Ferreira, 6 anos de idade, que recebeu, pela primeira vez, bengalas, cadeira de roda adaptada e um par de órteses. A mãe dele, Elis Regina, que se dedica integralmente ao menino, não escondia a felicidade. "Só tenho a agradecer o apoio de vocês. Não tinha como comprar, mas eu iria atrás, graças a Deus eu consegui", conta com satisfação.

"É uma alegria poder contribuir para que dona Elis possa cuidar melhor do João Paulo", declarou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, acompanhando a entrega dos equipamentos em Floriano.

João Paulo não quis saber de conversa, falou rápido direto nas palavras. "Eu vou agora é caminhar", pegando as bengalas e lentamente, dando os primeiros passos num andar cheio de esperança e com um caminho que certamente terá as barreiras superadas.

Elaborado e executado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), o Programa já alcançou mais de 2 mil pessoas, quando passou, além de Floriano, pelos os municípios sede de São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Picos. Em breve, o Programa chegará a Piripiri.

Pelo Passo à Frente, o paciente pode receber andadores, bengalas e muletas, cadeiras de roda e de banho, sapato pé diabético, botas, órteses e próteses. Em Floriano, foram 539 equipamentos entregues.

De acordo com a deficiência o paciente pode receber múltiplas peças, como é o caso do Venâncio, de São Francisco do Piauí. Ele recebeu cadeira de rodas adaptada e sapato pé diabético. Sua mãe, Francisca, só agradecia. "Estou muito agradecida, é uma felicidade só", disse a senhora.

Francisco Costa enfatiza que o Programa continua a passos largos, abrangendo todo o Piauí. "A proposta é interiorizar mais ainda o serviço, avançando para onde as pessoas com deficiência física estejam. Assim, eles poderão ter acesso ao serviço próximo a sua residência", afirma.

Neste sábado(20), o secretário Francisco Costa, o secretário da Inclusão, Mauro Eduardo, e a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, visitaram o programa. Para ela, é mais a ação do governo do Estado "para cuidar das pessoas e de quem mais precisa" finaliza.

Por Graciene Nazareno