O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) completou nesta terça-feira (23), 12 anos de sua inauguração, que aconteceu em Outubro de 2004. Essa conquista se comemora juntamente com o governador Wellington Dias, que teve o compromisso e a sensibilidade de implantar a Política de Saúde do Trabalhador no Piauí.

Para comemorar a data, o CEREST preparou um café da manhã para receber todas as pessoas que fazem parte da historia de sua criação. “É um momento de reconhecimento pelo esforço e dedicação que foi dado por essas pessoas para a realização dessa conquista”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves, que também contribuiu para a construção da saúde do trabalhador no Estado.

A comemoração contou ainda com a presença do secretário de Saúde, Francisco Costa, parabenizou os profissionais pelo trabalho realizado pelo CEREST. “Me alegra bastante participar desse momento, nesse ambiente onde é com muita clareza que a gente percebe a dedicação dos profissionais em desempenhar as ações e a contribuição para dias melhores no foco para saúde do trabalhador. Gostaria de parabenizar a todos os profissionais que integram essa família e que a gente possa continuar crescendo e avançando para termos o prazer de comemorar mais ações e conquistas voltadas para a saúde do trabalhador”, disse o secretário.

Durante todos os anos, o CEREST tem desenvolvido constantemente, ações voltadas para a prevenção e cuidado da saúde dos trabalhadores de todo o Piauí, no sentido de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais. “Essas ações não poderiam se consolidar sem o apoio dos nossos parceiros, como sindicatos, INSS, Superintendência Regional do Trabalho, PRF, Conselho Estadual de Saúde, Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, Ministério Público do Trabalho, entre outros”, lembrou Tatiana Chaves.

O CEREST é exemplo para muitos trabalhadores, como o caso da técnica de segurança do trabalho, Maria do Rosário, que seguiu essa profissão, graças ao conhecimento adquirido através do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador. “Eu estou muito feliz em poder participar do aniversário do CEREST, pois ele marcou a minha escolha para trabalhar nessa área, sendo um serviço que eu acompanho e tenho muito admiração. Não só admiro como também visto a camisa por onde eu passo inclusive na empresa onde eu trabalho atualmente”, contou.

Após a criação do CEREST Estadual, o Piauí avançou mais uma vez com a implantação de mais três unidades regionais, nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba e Picos. “Com essas unidades a gente vem conseguindo disseminar as ações de saúde do trabalhador para a população”, afirmou a diretora, da DIVISA, Tatiana Chaves.

O Governo do Estado quer agora quer inaugurar agora o CEREST Rural de Uruçuí, previsto para outubro deste ano. “Uruçuí é uma região produtiva que também lida diretamente com uma categoria de profissionais que precisam de uma atenção do CEREST”, finalizou Francisco Costa.

Por: Cyntia Veras

Arquivos anexos (1)