James Almeida Saúde e Fapepi realizam Seminário Marco Zero

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), realiza hoje (24) o Seminário Marco Zero, que trata sobre a aplicabilidade dos projetos aprovados no âmbito da saúde, por meio do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS).

O evento acontece na sede da Fapepi, e conta também com a presença de representantes do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dos pesquisadores contemplados no edital.

O Seminário Marco Zero é a primeira aproximação entre pesquisadores e áreas técnicas da Secretaria da Saúde e foi pensado para favorecer a troca de experiências entre os coordenadores dos projetos e as instituições contratantes, de modo a concretizar um dos principais objetivos que é direcionar a execução das pesquisas, a fim de possibilitar a futura incorporação de seus resultados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, foram mais de 30 projetos já aprovados. O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, explica que, durante o seminário, cada pesquisador terá a oportunidade de apresentar o seu projeto. “Assim, a equipe técnica da Secretaria da Saúde terá propriedade, de forma sintonizada, para fazer sugestões de acordo com as necessidades e indicadores”, disse o gestor.

As apresentações são organizadas em grupos, nos turnos manhã e tarde, onde cada pesquisador pode apresentar seu projeto. Após a apresentação, os consultores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde tecem as considerações e/ou apresentar sugestões e os participantes podem debater a cerca do tema.

A diretora de planejamento da Saúde, Ana Eulálio integrou a banca de debates. “Estamos aqui para estabelecer os objetivos do Programa Pesquisa para o SUS e integrar as áreas para melhor executar as ações do SUS”, frisa a diretora de planejamento.

Por: Allana Sousa e Denise Nascimento