A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realiza hoje e amanhã (24 e 25) a Oficina de Qualificação em Política de Equidade, que acontece no Obra Kolping do Piauí. A Oficina visa a formação de multiplicadores das Ações de Equidade em Saúde para os municípios.

O objetivo é qualificar os gestores, técnicos de saúde, integrantes do controle e movimentos sociais e do legislativo dos municípios piauienses para a implantação, execução e acompanhamento das ações de equidade em saúde e políticas que garantem cuidados especiais para as populações em situação de rua, negra, LGBT, Indígenas, Ciganos e Terreiros, visando principalmente superar o preconceito institucional.

A Oficina contou com a presença do Andrey Lemos, tecnologista do Ministério da Saúde. Lemos comenta que o SUS realiza ações de participação e controle social que incorpora diversos segmentos e práticas para proporcionar a igualdade no acesso à saúde. “Essas políticas de equidade se fazem necessárias porque ainda existem muitas desigualdades sociais. A equidade são as ações estratégicas que proporcionam a igualdade, é o olhar diferenciado para a população sócio econômica em situações diferenciadas”, explica o representante do Ministério da Saúde.

Para garantir a promoção da equidade em saúde, a Secretaria de Estado da Saúde vem desenvolvendo uma série de políticas que garantem cuidados especiais para as populações em situação de rua, negra, LGBT, Indígenas, Ciganos e Terreiros.

Por: Denise Nascimento