No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. A Secretaria de Estado da Saúde, promovendo atividades que visam proporcionar mais qualidade de vida para os piauienses, realiza ação pelo combate ao fumo no dia 29 de agosto das 16h às 19h, no Teresina Shopping.

A ação contará com exposições sobre a história do tabagismo no Brasil. Uma equipe formada por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e médicos estará aferindo a pressão, medindo a glicemia e o índice de massa corpórea (IMC), além de dar orientações nutricionais e de atividades físicas e realizar palestras educativas. A equipe também estará disponível para sanar as dúvidas da população.

Alunos da Liga Acadêmica de Cardiologia (Lacor) da Universidade Federal do Piauí farão uma demonstração com o pulmão de um tabagista, mostrando os danos causados ao corpo humano pelas substâncias e fumaça do cigarro.

As ações de controle ao tabagismo visam: manter os jovens longe do uso do tabaco pela preocupação em manter a boa saúde e por favorecer a sociabilidade, incentivar a que as pessoas parem de fumar, aliada à práticas de atividades físicas. Além disso, promover ambientes livres de fumaça do tabaco e disseminar a ideia de incoerência do uso de tabaco em locais utilizados para prática de esportes, assim como fortalecer a implementação da Lei 12.546/11.

Por: Denise Nascimento