Na data em que é comemorado o Dia do Psicólogo, dia 27 de agosto, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) implanta um novo serviço oferecido pelo setor de Psicologia da instituição. Visando um cuidado integral dos seus colaboradores, a Maternidade está oferecendo atendimento psicológico no Instituto de Perinatologia Social (IPS). O agendamento é feito na Sala de Psicologia da MDER nos turnos manhã e tarde.

Os profissionais da saúde que atuam em hospitais trabalham em um local onde a dor e sofrimento são presentes, o que pode gerar desgaste. Nesse sentido, o projeto de escuta psicológica pode amenizar a tensão vivida nesse âmbito apresentando-se como uma estratégia para diminuir a ansiedade e o estresse. “A proposta é melhorar o clima organizacional e, com isso, promover mais qualidade de trabalho para aqueles que precisam”, explica a psicóloga Lydia Pires, informando que o atendimento pode acontecer de duas formas, que incluem a espontânea - por iniciativa do colaborador - ou por sugestão do setor em que ele trabalha.

O trabalho de psicologia desenvolvido pelas profissionais da área na MDER, no entanto, é bem mais amplo e digno de reconhecimento, pois realizam intervenções visando a resolução de conflitos psíquicos associados ao processo da gravidez, maternidade e/ou adoecimento, puerpério e tratamento.

Trabalho preventivo

No âmbito hospitalar, as psicólogas atuam desde o acolhimento à gestante até o acompanhamento no pré-parto, parto e pós-parto, trabalhando diversas questões como o medo e a ansiedade, proporcionando um espaço para exteriorização e elaboração de sentimentos e dificuldades emocionais vivenciados no ambiente hospitalar. Começa desde admissão, e se estendem até a alta, incluindo casos em que a paciente fica mais tempo que o previsto nas alas, e quando necessitam de tratamento clinico, com acompanhamento psicológico continuado. “Atuamos preventivamente. Nossa intenção é prevenir aparecimento que quadros que agravem a saúde da mulher", destacou Lydia Pires, lembrando que no momento do parto, o trabalho é realizado com objetivo de baixar a ansiedade da mãe, focando que aquele momento é de alegria. "A gente não questiona a dor, mas essa pode ser diminuída com foco no momento de felicidade que é o nascimento do filho", lembra.

Já no período do pós-parto, as profissionais atuam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo), casos onde mães e bebês precisam passar mais tempo na Maternidade. Nesses casos, damos destaque para o serviço oferecido na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), que oferece atenção humanizada para recém-nascidos de baixo peso. “O propósito é minimizar o sofrimento quando ocorre o nascimento de um bebê prematuro ou nascimento de bebê com má-formação”, explica a psicóloga, destacando que o trabalho visa evitar que as situações geradoras de ansiedade e medo desencadeiem transtornos mais sérios como depressão, por exemplo. 

E ainda são realizadas intervenções psicológicas com pais e familiares de bebês com microcefalia no Centro de Referência Estadual à Microcefalia na Ala “E” da MDER.

O serviço de psicologia ambulatorial oferecido no Instituto de Perinatalogia Social (IPS), além dos colaboradores, atende gestantes, puérperas e familiares dos bebês. Realizam intervenções também no Serviço de Assistência a Mulher Vítima de Violência Sexual (SAMVVIS). Um trabalho de extrema importância porquê, segundo a psicóloga, a violência sexual deixa traumas para resto da vida. "A gente trabalha proporcionando um momento onde ela pode colocar a sua dor, o sofrimento e os sentimentos. À medida que tem alguém em quem confie, onde é acolhida, se sente mais segura e assim, podemos ajudar", esclarece.

Por Astrid Lages