Foto: Allana Sousa Hospital de Luzilândia realiza mutirão da catarata

O primeiro paciente a fazer a cirurgia de catarata no Hospital Local Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, foi o senhor Raimundo Lopes de Sousa, 63 anos, que reside na zona rural deste município. "Quando eu descobri que tava com início de catarata, lá em Teresina, eu soube que essa cirurgia custava R$ 6 mil reais. Só que eu não tinha esse dinheiro. Hoje, graças a Deus, com esse mutirão aqui no hospital consegui operar do meu olho esquerdo e estou muito melhor", contou.

Em dois dias, já foram realizadas  120 consultas, 60 cirurgias e mais de 90 exames. O mutirão segue até o domingo (28).

O mutirão da catarata realizado no hospital é uma estratégia desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de atender de forma mais rápida, com resolutividade e mais próximo da população, evitando o deslocamento de pacientes para Teresina.

O senhor Aristide Lopes, 71 anos,  antes da cirurgia era só ansiedade. Ele tem catarata há 3 anos e sempre quis fazer essa cirurgia. "Agora melhorou demais. Eu não enxerga de jeito nenhum e tô vendo. O atendimento foi excelente e agora tenho só a agradecer".

Maria José Matão, diretor geral da unidade contou que esse era um projeto do hospital há algum tempo e que só foi possível graças ao apoio da Secretaria Estadual de Saúde.  "Ontem (26), os pacientes passaram por consultas. E hoje (27), iniciamos as cirurgias. Toda a nossa equipe tem dado o apoio e orientações necessárias  aos pacientes. Aqueles mais ansiosos ou nervosos fizemos questão de passar a tranquilidade de que eles precisavam e agora se sentem mais seguros", disse.

A diretora reforçou, inclusive, o quanto a prestação desse tipo de serviço a população é gratificante. "Sabemos das dificuldades que alguns desses pacientes tiveram até serem contemplados com essa cirurgia, mas estamos empenhados em trazer mais benefícios à população de Luzilandia e região".

Após o procedimento, todos os pacientes recebem um kit para auxiliar no pós-operatório. "Espero que Deus abençoe o trabalho dessa equipe e agradeço também pela orientação. Eu tava até imaginando como faria essa cirurgia porque não tinha condições. Já faz tempo que tenho esse problema na vista e hoje consegui", Francisco Bento Correia, 67 anos, Luzilândia.

A triagem dos pacientes foi feita pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e também atendendo uma demanda já existente no Hospital.

Por: Allana Sousa