Ascom Setre Funcionários da Setre fazem doação de sangue

Os funcionários da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) participaram de uma ação, na manhã desta sexta-feira (26), com o objetivo de doar sangue a fim de reforçar o estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi). Dezenas de servidores de vários setores da secretaria contribuíram com a iniciativa.

O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, explicou a motivação da ação coletiva. “Nós viemos somente cumprir o papel que deveria ser constante de toda população que pode doar sangue. Não há nada mais importante que salvar vidas e é nessa luta que a Setre também procurou se encaixar”, ressaltou o gestor.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) surgiu em 1982 para salvar vidas através das transfusões de sangue, e tem como função coordenar, orientar e desenvolver a política de assistência hematológica e hemoterapia, garantindo à população, acesso aos serviços com segurança e qualidade.

A doação de sangue é um ato de solidariedade e deve ser contínuo, envolvendo toda a sociedade.

Para se tornar um doador, o interessado deve se dirigir ao Hemopi onde realizará um cadastro e passará por uma triagem para saber se poderá doar. Após passar por essa triagem, inicia-se a doação que, dura entre 5 a 10 minutos. Depois da coleta, o doador descansa e um profissional de saúde o acompanha durante todo o processo até certificar-se que o doador pode ser liberado.

Doar sangue não faz mal algum à saúde. Somente pessoas que tiveram hepatite, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que passaram por cirurgia cardíaca, quem teve câncer, usuários de drogas, pessoas que tiveram relação com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses ou portadores de HIV, sífilis e doenças de chagas não poderão fazer a doação de sangue.

Os interessados em doar precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 kg e estar saudável e alimentado.

O primeiro passo é se dirigir ao Hemopi com um documento oficial com foto e depois realizar as triagens necessárias. Antes de doar, não se pode ingerir bebida alcóolica nas últimas 12 horas, deve-se dormir e alimentar-se bem e não fumar duas horas antes e duas horas depois do procedimento.

O Hemopi fica localizado na Rua 1º de maio, 235, Centro/Sul e realiza atendimento de segunda a sábado de 7h às 18h. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 3221-4989/ 0800 285 4989 ou pelo site da instituição www.hemopi.pi.gov.

Por: Amanda Carvalho e José Uchoa - Ascom Setre