A Escola Técnica do SUS realiza, nesta quarta-feira (31), a I Mostra Estadual: “ACS em Movimento”, com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde.

Os projetos idealizados pelos profissionais que participaram do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde(ACS) serão apresentados a partir das 8h, na Secretaria de Estado da Saúde e irão tratar de temas como: humanização no atendimento, acondicionamento e destino final do lixo, obesidade, exercícios físicos com pessoas idosas, hipertensão, promoção da saúde do homem na Estratégia Saúde da Família(ESF), dentre outros.

Segundo a gerente de Política, Desenvolvimento e Qualificação, Jesus Dias, esses trabalhos “contribuem para o aperfeiçoamento dos agentes comunitários de saúde, fortalecendo o compromisso destes profissionais com os princípios e diretrizes do SUS”.

Uma das experiências exitosas foi promovida em Piripiri, onde os alunos produziram um filtro de água com material reciclável, destinado a famílias da zona rural deste município.

Em um levantamento feito pela equipe do ESF 16, na comunidade Vertente, os agentes constataram que 40 famílias com crianças de 0 a 2 anos não possuem esse tipo de filtro em casa. Considerando que a diarreia é a segunda causa de morte entre crianças com menos de 5 anos em todo o mundo e que, no Brasil, 80% dos casos são provocados por água contaminada, eles resolveram confeccionar o produto de forma que seja mais acessível a essas famílias.

Com esse estudo de caso, os alunos também fizeram uma análise dos casos de diarreia registrados no ano passado daquela região. Assim, eles definiram um plano de ação para confecção e distribuição desses filtros.

“Dentro do plano de ação, ficou definido que os profissionais irão realizar uma oficina educativa com essas famílias, ensinando como produzir o filtro e também falar sobre a importância de se garantir água potável para o consumo”, contou instrutora do curso técnico de ACS de Piripiri, Erinelda Sousa.

Por: Allana Sousa