Denise Nascimento Agentes comunitários de saúde apresentam projetos na I Mostra Estadual

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Escola Técnica do SUS realiza hoje (31) no pátio da Saúde, a I Mostra Estadual: “ACS em Movimento”, com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde.

Os projetos idealizados pelos profissionais que participaram do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) são apresentados na Secretaria de Estado da Saúde e tratam de temas como: humanização no atendimento, acondicionamento e destino final do lixo, obesidade, exercícios físicos com pessoas idosas, hipertensão, promoção da saúde do homem na Estratégia Saúde da Família(ESF), dentre outros.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa elogiou os monitores e agentes comunitários de saúde pela dedicação e envolvimento com a formação. “Esses profissionais que constroem o alicerce da Atenção Primária à Saúde, e nós como Secretaria de Saúde, sempre buscamos novas formas de aperfeiçoá-los. O agente comunitário de saúde é quem liga de forma mais íntima, com quem as famílias se sentem mais confortáveis em relatar seus problemas. Fico muito feliz de estarmos formando cada vez mais profissionais que lidam diretamente com as pessoas.” Comentou Francisco Costa.

De acordo com a agente Clarisse Bezerra, da região do Renascença em Teresina, “a capacitação nos deu autonomia para transformar a comunidade por meio do trabalho de agente comunitário de saúde, junto à população”

Uma das experiências exitosas foi promovida em Piripiri, onde os alunos produziram um filtro de água com material reciclável, destinado a famílias da zona rural deste município. Assim, eles resolveram confeccionar o produto de forma que seja mais acessível a essas famílias e definiram um plano de ação para confecção e distribuição desses filtros. “Ensinamos como produzir o filtro e também falar sobre a importância de se garantir água potável para o consumo”, contou instrutora do curso técnico de ACS de Piripiri, Erinelda Sousa.

Segundo a gerente de Política, Desenvolvimento e Qualificação, Jesus Dias, esses trabalhos “contribuem para o aperfeiçoamento dos agentes comunitários de saúde, fortalecendo o compromisso destes profissionais com os princípios e diretrizes do SUS”.

Nessa turma do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, foram formados mais de 800 agentes comunitários de saúde.

Por: Allana Sousa e Denise Nascimento