Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde que participaram do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde apresentaram hoje (22), os seus trabalhos de conclusão de curso, na Universidade Federal do Piauí(UFPI). Após a avaliação e aprovação, eles serão certificados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Neuza Moysés, coordenadora do Programa de qualificação e estruturação da gestão do trabalho e da educação no SUS (ProgeSUS), explica que os profissionais ligados a área e ao serviço passaram por uma qualificação específica para que se tornem especialistas em gerar trabalho e educação dentro do Sistema Único de Saúde(SUS), o que não era encontrado antes da implantação do sistema.

“Hoje, esses profissionais estão qualificados a desenvolver suas atividades com um olhar diferenciado, que é o olhar do gestor do SUS. Com isso, saímos do tradicional departamento de pessoal para um espaço muito maior de compreensão e gerenciamento do trabalho em saúde”, concluiu.

Como exemplo, cita o coordenador de Folha de Pagamento, da Secretaria de Saúde, Wilson Santos, que desenvolveu um trabalho com o tema: Implantação de plano de carreiras, cargos e salários para os profissionais de saúde pública da Secretaria Municipal de Guadalupe.

Segundo ele, a iniciativa propõe avançar as discussões “de um SUS de qualidade, respeitando os servidores que terão condições melhores para o bom desenvolvimento das suas atividades para, então, ter produtividade, eficiência e objetividade dos serviços prestados a comunidade”.

A apresentação dos trabalhos da primeira turma do curso segue até amanhã (23), no auditório do departamento de Enfermagem da UFPI.

Por: Allana Sousa