A Secretaria de Estado da Saúde volta a fazer um alerta à população piauiense para o  número de casos de dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em um comparativo que compreende os meses de janeiro a setembro de 2016, o estado notificou 5.038 casos de dengue, uma redução de 31,4% em relação ao mesmo período de 2015. Os municípios de Teresina, Cocal, Simões, Picos e Caldeirão Grande concentram os maiores números de casos suspeitos. Os dados foram divulgados pela Sala Estadual de Coordenação e Controle de Ações de Enfrentamento à Dengue.

Em relação aos casos de chikungunya, em 2016 foram notificados 2.166 casos suspeitos, sendo 1.056 confirmados laboratorialmente. Além disso, foi constatado um óbito, em Teresina, pela doença. Em 2015, foram 255 casos de chikungunya, em seis municípios.

No que se refere aos casos de zika vírus, o Piauí notificou 303 casos prováveis, em 29 municípios.

Microcefalia

A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 188 casos notificados de microcefalia. Destes, noventa e nove já foram confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 188, sete estão em investigação e 82 foram descartados.

Confira o boletim