O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza amanhã (24) mais um mutirão ortopédico. A meta é realiza 30 cirurgias em pacientes que aguardam no Ambulatório do HGV e da Urgência. A diretora geral do HGV, Clara Leal, explica que é mais um esforço da Secretaria de Estado da Saúde para agilizar o atendimento de pacientes que aguardam por um procedimento ortopédico na capital e no interior do Estado. 

 

Como é o caso da dona de casa, Valdirene da Silva, 42 anos, que sofreu um acidente quando dirigia sua motocicleta. Ela conta que os primeiros atendimentos foram no Hospital de Urgência de Teresina e estava aguardando para realizar a cirurgia reparadora, que somente é realizada no HGV. “Fiquei muito feliz quando recebi a ligação que ia participar do Mutirão”, fala satisfeita a paciente. 

 

O auxiliar de cozinha, José Aliar Lopes, 28 anos, sofreu um acidente de motocicleta em julho de 2015 no município de Timon-Ma, quando estava indo para o trabalho. Ele explica que está a um ano afastado de suas funções sem poder trabalhar. “Quando recebi a ligação que ia participar do mutirão, fiquei muito feliz”, conta José Aliar.

 

Para a supervisora do Serviço de Internação do HGV, a assistente social Ana Maria Oliveira, a maioria dos pacientes que vão participar do mutirão amanhã são pacientes jovens entre 19 a 40 anos, que sofreram algum acidente de trânsito e precisam passar por vários procedimentos ortopédicos. “O mutirão é uma grande contribuição, pois a maioria foi submetida anteriormente a um procedimento cirúrgico-ortopédico, no qual foi aplicado um aparelho chamado fixador externo, e que precisa ser retirado com outra intervenção cirúrgica”, explica Ana Maria. 

 

Participam dos procedimentos amanhã (24), os ortopedistas José Wilson Rodrigues (coordenador), Glauson Nascimento, Neomar Soares, José Sampaio, Francisco das Chagas e os anestesistas Antônio Urias e Hugo Carvalho.

Por: Fátima Oliveira