Solinan Barbosa HGV realiza mutirão ortopédico e possibilita volta de pacientes ao trabalho

Neste sábado (24), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu mais um mutirão cirúrgico na área de ortopedia que beneficiou 30 pacientes do Ambulatório (Prédio Azul) e da Urgência. Também foi realizado uma cirurgia neurológica de Traumatismo Raque Medular em paciente que sofreu trauma de coluna.

Em pouco mais de um ano, o Hospital realizou 41 mutirões, que atenderam 1.121 pessoas em diferentes especialidades. Desse total, quase 50% foram de procedimentos na área de ortopedia.

Como é o caso do servente de pedreiro, Antônio Soares, 22 anos, que fraturou a tíbia e a fíbula após sofrer um acidente de moto. Antônio conta que foi colocado os fixadores na perna, o que impossibilitava de realizar suas atividades. Ele está há um ano e três meses afastado de suas funções. "Fiquei muito feliz em participar do mutirão, quero voltar a trabalhar", explica Antônio Soares.

O mesmo aconteceu com João Eulice, 19 anos, que sofreu um acidente de moto no município de José de Freitas/PI. Ele explica que ficou tão feliz ao saber que ia participar do mutirão que esqueceu que estava com a muleta e pulou abraçando a irmã. João Eulice trabalhava como lavrador, antes do acidente, e sonha em voltar a cuidar da roça junto com seu pai.

Para o cirurgião ortopédico, Neomar Soares, o mutirão é uma forma de acelerar a fila de espera de cirurgias do HGV. “Por ser um hospital de alta complexidade, a maioria dos pacientes, tanto do interior como da capital, são drenados para cá. O mutirão é importante para colocar esse paciente de volta ao mercado de trabalho mais rápido”, explica o médico. Em 2014, eram 2.203 pacientes ortopédicos aguardando na fila, atualmente são 328.

Segundo a diretora geral do HGV, Clara Leal, a ação faz parte de um esforço conjunto entre Secretaria de Estado da Saúde e direção do HGV para agilizar o atendimento de pacientes que necessitam de procedimento cirúrgico de média e alta complexidade na capital e nos municípios do Piauí.

Participaram do mutirão, os ortopedistas José Wilson Rodrigues (coordenador), Glauson Nascimento, Neomar Soares, José Sampaio, Francisco das Chagas e os anestesistas Antônio Urias e Hugo Carvalho. Os neurocirurgiões Reinaldo Mendes e Antônio Carlos Barbosa.

Por Fátima Oliveira e Solinan Barbosa