Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de acadêmicos de Enfermagem para a Liga de Busca Ativa da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (OPO), que funciona no Hospital Getúlio Vargas (HGV). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (30), no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGV.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar o Curriculum. Podem participar alunos de universidades públicas e de faculdades particulares conveniadas com o HGV que estejam cursando a partir do oitavo período.

Segundo o vice-coordenador da OPO, Gilson Cantuário, estão sendo oferecidas seis vagas. “Os selecionados passarão por um  curso de capacitação, durante o qual ganharão experiência em UTI e vivenciarão todas as etapas do processo de doação, como a condução de uma entrevista com familiares de pacientes que sejam potenciais doadores”, destaca Gilson.

Ainda de acordo com ele, o objetivo é, além de capacitar, sensibilizar os profissionais quanto ao processo de doação. “Para otimizar os índices de doação de órgãos e tecidos no Piauí, uma das ações é qualificar profissionais da área de saúde, tornando-os multiplicadores da importância do ato de doar”, pontua.

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) é parte operacional da Coordenação Estadual da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Estado do Piauí/CNCDO. Tem o objetivo de realizar atividades de procura e identificação de potenciais doadores, falecidos e/ou com morte encefálica, de órgãos e tecido corneano.

Por: Solinan Barbosa