Os serviços do posto de coleta e laboratório de citopatologia oferecidos à população do estado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN/PI) passarão a funcionar em um mesmo local, em novas instalações no centro da capital. A inauguração do espaço está prevista para a segunda semana de outubro.

“A medida de unir os dois serviços num único prédio trará ganhos, tanto para o governo do estado que passará a economizar com gastos de manutenção dos serviços, quanto para o cidadão que disporá de maior comodidade e conforto em instalações adequadas aos diversos públicos que buscam pelo atendimento do Laboratório”, explica a diretora do LACEN/PI, Walterlene Carvalho.

O Laboratório atende a média de 50 pacientes por dia pra coleta de amostras de sangue, urina e secreções para exames. O trabalho de análise citopatológica varia conforme a demanda dos municípios, “atendemos a demanda de até três municípios que nos enviam lâminas para análise a cada dia”, disse Juana Brandão, Coordenadora de Qualidade e Biossegurança do LACEN/PI.

A nova instalação disporá, ainda, de um espaço criado pensando nas crianças, “com mobiliário adaptado e oferta de atividades recreativas como pintura e desenho, que contribuirão para o bem estar das crianças e dos pais, enquanto esperam o atendimento”, explica a diretora.

O novo prédio segue as normas de acessibilidade e segurança dos pacientes, com rampas de acesso aos ambientes, banheiros adaptados a pessoas portadoras de deficiência e área para descarte de resíduos comum e infectante. O projeto atendeu, também, as necessidades funcionais dos 24 servidores dos setores de Coleta e Laboratório de Citopatologia do LACEN/PI.

Por Samara Augusta