Foto: Allana Sousa HEMOPI mantém estoque de sangue com doação voluntária

Com uma média de 4.500 doações de sangue por mês, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí(HEMOPI) é responsável pelo abastecimento de todas as unidades de saúde públicas e privadas da capital e do interior do estado. Para que isso seja possível, o Hemopi conta com o apoio da população e sociedade organizada para manter o estoque.

A coordenadora de captação de doadores, Beatriz Sousa, comenta que o HEMOPI tem conseguido atender a demanda, mas que toda ajuda é bem-vinda. “Desde o início do mês, nós contamos com a mobilização de grupos de escola, da igreja, torcidas organizadas e, coletas externas, quase que diariamente para fortalecer o nosso estoque”.

A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que todo cidadão pode ter. E é isso que a jornalista Tatiana Maria tem feito desde os 18 anos. “Sempre tive vontade de fazer essa ação e quando me tornei apta, não tive dúvidas e nem medo de encarar. É gratificante e ao mesmo tempo percebo que é o mínimo que eu posso fazer para trazer conforto a quem está necessitando naquele momento. Já doei para várias pessoas e também para anônimos. Essa é o tipo de ajuda que não tem preço”.

Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, mas devem ter autorização dos pais ou responsáveis. O doador precisa estar bem de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Além disso, é preciso levar um documento original com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. Beatriz reforça que antes da doação a pessoa passa por uma triagem para saber se ela está realmente apta a doar, mas que o procedimento é bem simples e rápido.