Elisângela Pegado Centro de Parto Normal: Opção para um parto humanizado em Teresina

Uma melhor qualidade na hora do nascimento, essa é a proposta da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), assim, o Centro de Parto Normal Introspitalar (CPNi) possui uma equipe de profissionais especializada para assistir ao binômio mãe e filho, contribuindo para reduzir o número de óbito materno e neonatal. O CPN faz parte das atividades da Rede Cegonha no Brasil, modelo de atenção que amplia e fortalece a assistência às grávidas e às crianças até o segundo ano de vida.

Com o objetivo de humanizar o momento do nascimento da criança, oferecendo as gestantes um ambiente com maior privacidade. a unidade proporciona que as mães sejam, efetivamente, as protagonistas do próprio parto. O centro conta com enfermeiros obstétricos, técnicos de enfermagens, e, se necessário, apoio do médico obstetra.

A estrutura do CPNi da MDER conta com 5 leitos para quarto PPP individualizado, cada um com cavalinho, barra fixa, bola suíça, berço aquecido e banheiro anexo, onde possibilita a realização dos cuidados para alívio da dor, como banho morno, deambulação, massagem, presença do acompanhante e exercícios na bola e barra fixa, respeitando a fisiologia do parto, evitando intervenções e acompanhamento do trabalho de parto através do Partograma. O médico obstétrico é chamado apenas quando surge alguma intercorrência. O Pediatra é o responsável pela alta hospitalar do recém-nascido.

Para as grávidas é disponibilizados serviços de parto com camas PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto) que permite a realização de posições verticais de escolha da paciente, além de equipamentos como banquetas e bolsas para massagens que aliviam as dores e acelera o trabalho de parto.

No CPNi da MDER as grávidas escolhem a melhor maneira para dar à luz, sempre de forma natural, sem uso de medicamentos, tendo a oportunidade de receber o seu filho em contato pele a pele logo que nasce e amamentá-lo na primeira hora após o parto. A mulher pode contar ainda com a presença do acompanhante de sua preferência de acordo com a Lei 11.108 de 07 de abril de 2015.

Um diferencial do CPNi da Maternidade Dona Evangelina Rosa é a maneira de lidar com a gestante, respeitando sua natureza e vontade, dispensando procedimentos como indução do parto, episiotomia, uso de anestesia e parto cesárea. A capacidade de atendimento é de  70 partos por mês. Desde a sua reestruturação e readequação já ocorreram 642 partos.

“Uma maternidade deve ter muito mais que um atendimento físico, é preciso ir além, dar acolhimento num momento tão especial para a mulher”, declara Cilene Delgado Crizóstomo, Enfermeira Obstétra e Coordenadora Responsável pelo CPNi da MDER.

Cilene explica ainda que o CPNi contribuir para reduzir o numero de cesarianas desnecessárias. “Toda gestante que chega à maternidade passa pelo acolhimento com classificação de risco para uma avaliação clinica, e as gestantes que apresentam risco habitual são encaminhadas para o CPN”, conclui.

Melhor recuperação

Humanizar e melhorar a assistência à gravidez, ao parto e ao pós-parto. Esses são os principais objetivos dos Centros de Parto Normal (CPN).

Bianca Karine Mendes da Silva mãe da pequena Sophie Eloá Mendes de Lima explica que em seu pré-natal, conversou bastante com o obstetra que a acompanhou, além de ter realizado várias pesquisas sobre o processo de recuperação do parto normal. “Eu fiz um pré-natal seguindo todas as orientações do obstetra, realizando todos os exames, tendo uma alimentação mais balanceada e realizando atividades físicas como me orientou o médico. A escolha de ter meu bebê através do parto normal surgiu após pesquisas que realizei, onde eu pude observar que a recuperação seria bem melhor, além de inúmeros benéficos tanto para mim, quanto para minha filha. Também contei com o apoio de minha família, que foi fundamental para minha escolha”, comenta.

Bianca diz ainda que acompanhou sua mãe na recuperação de uma cesariana. “Quando minha mãe teve seu ultimo filho, foi realizado o parto através de uma cesariana, e eu percebi que o processo de recuperação foi bem mais demora e doloroso”, declara.

Ao ser questionada sobre a hora do nascimento da pequena Sophie, Bianca diz sorrindo, “Eu fui bem recebida por toda equipe de profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa, acho que com isso fiquei bem mais segura e confiante. Meu parto foi rápido, eu cheguei as 17h:30m e minha filha nasceu as 18h:30”, e conclui dizendo, “Eu pensei que sentira mais dores, mais foi uma dor suportável. Estou feliz em ter optado pelo parto normal, e se eu resolver ter outros filhos irei tê-los por partos normais”, conclui.

Sophie Eloá nasceu no dia 01 de setembro de 2016, no horário das 18h:30m, pesando 3.310kg, no Centro de Parto Normal da Maternidade Dona Evangelina Rosa. A criança nasceu saudável e a mãe não teve nenhuma interferência. As duas já receberam alta.

Por Elisângela Pegado