Um mamógrafo adaptado para realização de exames em cadeirantes foi entregue, pelo Governo do Estado, ao Centro de Integrado de Reabilitação (Ceir), na manhã desta segunda-feira, 24. A mamografia se junta a procedimentos já realizados pelo Centro, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia e ultrassonografia.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tem buscado fazer diversas ações no combate ao câncer de mama, como explica o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa. “Através de um programa específico que é o Amigos do Peito levamos, de forma descentralizada, o exame de mamografia para várias cidades do estado”, comentou.

Até agora, mais de 70 municípios piauienses foram percorridos pela carreta “num serviço itinerante e também estabelecemos esse novo serviço realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nas cidades de Corrente, Bom Jesus, Uruçuí, Floriano e Campo Maior”, disse o secretário.

Agora em Teresina, esse serviço adaptado para mulheres cadeirantes, vai facilitar e trazer maior comodidade no atendimento a essas pessoas. Segundo Francisco Costa, é com esse propósito que o Governo do estado quer continuar descentralizando os serviços da saúde para chegarmos cada vez mais longe.

Por Samara Augusta