No mês em que se celebra o Outubro Rosa, campanha alusiva aos cuidados de prevenção e tratamento do câncer de mama, a Sesapi comemora os resultados do programa Amigos do Peito, que em pouco mais de um ano de atuação, atendeu cerca de seis mil mulheres e um homem, em 70 municípios, oferecendo serviços de prevenção do câncer de mama, principalmente às comunidades mais afastadas dos grandes centros.

Pessoas como dona Francisca de Assis, 57 anos, lavradora e moradora da localidade Sítio Alegre, na zona rural do município de Esperantina, que há muito fazia economias para poder viajar e se consultar pela rede privada, mas viu o sistema assistencial de saúde bater à sua porta. “Eu já estava fazendo minhas economias para fazer este exame particular que é muito caro", comenta a senhora.

Em Colônia do Gurgueia, dona Maria José pôde, aos 60 anos, realizar pela primeira vez na vida o exame de mamografia graças ao Amigos do Peito. Eu nunca fiz essa mamografia. O único exame que tinha feito aqui foi aquele do toque de mama nos postos de saúde. Eu acho muito importante, mas nem sempre temos essa oportunidade”, disse.

O roteiro das carretas passou por vários municípios e localidades, seja na cidade, ou na zona rural. O trabalho continua, neste Outubro Rosa, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, anuncia que as duas carretas, equipadas cada uma com dois mamógrafos, continuarão na corrida pela prevenção, rastreamento e monitoramento do câncer de mama. “Além de continuar a facilitar o acesso aos exames em municípios onde não há oferta do serviço, nosso próximo roteiro é retornar naqueles municípios onde já estivemos, para podermos continuar o monitoramento daquelas mulheres que já realizaram os exames”, anuncia o secretário.

Das 32 unidades credenciadas pelo SUS que realizam mamografia, doze estão localizadas no interior, três são no formato móvel, sendo duas geridas pelo Estado, e as demais localizadas em Teresina, sendo uma unidade no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Um número chama atenção. Dentre os seis mil exames realizados, apenas um homem fez o exame. A doença ainda é tabu no meio masculino e precisa ser tratada com mais seriedade pelos homens.

“Dos seis mil exames, 37 tiveram diagnósticos sugestivos e as mulheres foram encaminhadas para completar o diagnóstico, e a partir daí o tratamento. Em meio a isso, chamo atenção, um homem em São João do Piauí, que também fez o exame. Com esse exemplo, tomei a decisão de agendar, neste mês de outubro, para eu fazer o exame, e assim poder chamar a atenção dos homens, até porque não se trata de um risco apenas para as mulheres”, anunciou o governador.

Ao todo, apenas 37 exames com achados diagnósticos suspeitos foram registrados, números que representam apenas 0,5% dos exames realizados.  Amigos do Peito já atendeu cerca de 6 mil mulheres em todo o estado. No Piauí, 524 mulheres estão em tratamento de câncer de mama no estado, sendo 39% são residentes em Teresina, 13% de outros municípios e 8% de outros estados. O que representa que 91,79% dos casos são de mulheres residentes no Piauí.

Ainda em 2016, o Estado ampliou a rede de assistência ao tratamento de câncer, pelo SUS. O Hospital Universitário, em Teresina, e uma unidade da rede privada credenciada, em Parnaíba, ofertam tratamento oncológico, como o câncer de mama. As duas unidades têm capacidade de atender, mensalmente, cada uma, 500 consultas especializadas de oncologia, 640 exames de ultrassonografia, 660 endoscopia, 240 colonoscopia e 200 exames de anatomias patológicas. A projeção de atendimento anual é de 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que o estado tenha 580 novos casos de câncer de mama em 2016, sendo que 230 serão de residentes em Teresina.

Por: Pablo Cavalcante - CCom