Médicos e enfermeiros do Território Planície Litorânea foram capacitados pelos profissionais da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde para diagnostico e tratamento da Leishmaniose (calazar) em pacientes dos municípios da região. O treinamento aconteceu em Parnaíba, no último final de semana.

O objetivo da Secretaria, segundo o coordenador da Leishmaniose, José Gregório júnior, é deixar os profissionais de todos os territórios aptos a diagnosticar e tratar tanto a Leishmaniose Visceral Humana quanto a Leishmaniose Tegumentar Americana no próprio município de residência dos pacientes.

Nos dois últimos anos, o Piauí registrou 545 casos de calazar, sendo 353 em 2015 e 192 em 2016, até o momento. A intenção da Secretaria é capacitar profissionais de todos os territórios de desenvolvimento “e desafogar o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela em Teresina que é referência nesse agravo e atende uma grande demanda do Piauí e de outros Estados circunvizinhos”, disse o coordenador.

No treinamento, os profissionais de saúde participaram de palestras discorrendo sobre a parte clínica das Leishmanioses tanto visceral quanto tegumentar, a prática do diagnóstico através do teste rápido para Leishmaniose. Puderam, também, ter acesso a dados sobre a situação epidemiológica atual das Leishmanioses no Brasil e no Piauí.

Ao todo, 110 participantes das cidades de Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luis Correia, Murici dos Portelas e Parnaíba foram capacitados.

Por Samara Augusta