Foto: Allana Sousa Planície Litorânea terá grupo de trabalho em saúde

Em reunião nesta quinta-feira(27), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias autorizou publicação de decreto que institui um grupo de trabalho para tratar das questões de saúde de todo o território de Planície Litorânea. A medida visa maior participação das instituições de ensino, entidades fiscalizadoras e governo municipal e tem como uma das estratégias o auxílio e aprimoramento na gestão no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba. 

Além disso, o grupo terá um prazo de 60 dias para apresentar o plano de ação voltado para três principais eixos: integração do ensino com o serviço, capacitação de profissionais tanto da rede municipal quanto estadual, no que diz respeito a organização de fluxos e protocolos, e trabalhar a integração do HEDA com a rede de atendimento dos territórios de Planície Litorânea e dos Cocais.

Para o governador Wellington Dias, os municípios do norte do Piauí “ganham com formação dos profissionais diretamente nos serviços de saúde e mais qualidade com atendimento integral à população, potencializando o que já existe a partir da integração desses entes”.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, algumas demandas podem ser facilitadas com o apoio dessas entidades. "Com isso, viabilizamos alternativas viáveis, respostas mais rápidas e sabemos que o olhar da academia pode ajudar na assistência e vice-versa, tendo o HEDA como hospital-escola para esses futuros profissionais", disse.

Desde 2015, o HEDA vem recebendo melhorias do governo como inauguração da ala pediátrica do hospital e 15 novos leitos comuns de enfermagem, sendo nove de internação e seis de enfermaria canguru, para receber a mãe e o bebê. Como a implantação do novo espaço de atendimento infantil, o HEDA vai ampliar o atendimento à população.

Além da ala pediátrica, a população dos 11 municípios que integram a planície litorânea e dos estados vizinhos do Maranhão e Ceará que é atendida no HEDA, passa a contar também com posto de coleta para leite materno e brinquedoteca.

Outros avanços estão em andamento como as obras de dez leitos para Terapia Intensiva Neonatal(UTIN) e mais dez leitos para Cuidados Intermediários Nenonatal(UCIN), ampliação da Casa da Gestante e Centro de Parto Normal(CPN), além da ampliação de leitos de retaguarda.