Denise Nascimento Saúde participa de debate com estudantes sobre a EPISERH

A Secretaria de Estado da Saúde participou hoje (29) de um debate com estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da UESPI, sobre a criação da Empresa Piauiense de Serviços Hospitalares (EPISERH). Na oportunidade, o superintendente  de Assistência à Saúde, Corronel Gerardo Rebelo e assessor técnico jurídico da Saúde, Garcias Guedes, esclareceu detalhes técnicos e burocráticos da concretização da Empresa. 

A criação da EPISERH segue de acordo com a Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, em seu art. 17, que permitiu aos Estados a criação de empresas públicas de serviços hospitalares, como uma alternativa de proporcionar a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições de ensino. 

“Nós da Saúde achamos importante abrir essa discussão para os estudantes. Temos muito o que aprender com o corpo acadêmico. Além disso, abrimos o debate com as categorias pra uma ampla conversação com o governo”, disse o superintendente, Coronel Gerardo Rebelo.

A EPISERH se torna uma alternativa criada pelo Governo para melhor operacionalizar a gestão e execução das atividades e serviços de saúde, garantindo as condições necessárias para a oferta de assistência à saúde da população, de acordo com as orientações do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a geração de conhecimento de qualidade e formação dos profissionais da área da saúde. 

Além de dar maior agilidade nos processos de aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos, permitindo respostas mais rápidas às demandas da rede hospitalar e dos usuários, a EPISERH será um instrumento para dar celeridade ao processo de consolidação das quatro Macrorregiões de Saúde.

Com isso, o Estado vai poder fortalecer a assistência hospitalar em média e alta complexidade, nos municípios sede de Teresina, já consolidado, em Parnaíba, Picos e Floriano, em expansão. Para tal, faz-se necessário a aquisição de arsenal tecnológico assim como a contratação de pessoal, sendo possibilitado com a criação da EPISERH. Ademais, a população terá ganhos na assistência hospitalar e no atendimento, com a ampliação dos serviços de saúde em todo Estado.

Judson Silva, aluno de medicina da Facime estava presente no debate “acho válido esse tipo de discussão, porque nós como estudantes da área de saúde, temos muitas dúvidas em relação a diversos aspectos que nos dizem respeito”, comentou o aluno.

Por: Denise Nascimento