Denise Nascimento Saúde e UESPI lançam edital para 21 vagas de residências médicas Francisco Costa assina edital

A Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) lançaram hoje (12) o edital para abertura de 21 vagas dos programas de residência médica. As inscrições acontecem de 16 a 20 de janeiro.

“Uma oportunidade de oferecer pós-graduação na área médica, tão importante e necessária para que tenhamos no nosso Estado, mais profissionais habilitados para qualificação necessária e que possam assim facilitar o processo, em que o Governo do Estado pretende de descentralizar os serviços de saúde. Quanto mais profissionais especializados tivermos, maior a facilidade desse processo de regionalização. É um ganho importante para Universidade Estadual, bem como para a rede de hospitais do nosso Estado”, disse o Secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

São 21 vagas em nove programas de residência médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. As aulas serão realizadas no Hospital Getúlio Vargas, Maternidade Dona Evangelina Rosa e Hospital Infantil e acompanhadas pelas Comissões de Residências Médicas (COREME) dos hospitais.

Francisco Costa ainda comenta que os programas de residência médica desenvolvidos pela UESPI qualificam a assistência oferecida nos hospitais da rede estadual. “Quando temos uma boa relação das áreas de pós-graduação nos estabelecimentos hospitalares, temos ali um ganho de qualidade significativo, e o maior beneficiário nesse processo são os usuários do Sistema, as pessoas que recorrem a esses estabelecimentos para tratamentos de saúde”, completou o secretário de Saúde.

“As residências médicas vêm tanto para a formação profissional como para a melhoria dos serviços de alta complexidade do Estado. Até pouco tempo atrás, esses profissionais tinham que deslocar até outros estados para ter essa formação mais especializada, com o lançamento desse edital estaremos formando esses profissionais aqui mesmo no Piauí. É um grande avanço para nosso Estado”, afirmou Jesus Abreu, diretor da Faculdade de Ciências Médias da Uespi (FACIME).

As inscrições serão realizadas no endereço virtual http://nucepe.uespi.br , a partir do dia 16 de janeiro de 2017 e se estendem até o dia 20 de janeiro do mesmo ano. O processo seletivo será realizado em duas fases, na primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, com prova realizada no dia 5 de fevereiro escrita objetiva e na segunda fase, de caráter classificatório, o candidato será submetido à análise curricular.

Confira o edital

Por: Denise Nascimento