Denise Nascimento Francisco Costa visita obras no sul do Estado Francisco Costa em visita ao hospital de Uruçuí

Uma das medidas do Governo do Estado para garantir serviços de qualidade à população é descentralizar os serviços de saúde, para que o interior do Piauí tenha mais resolutividade e possa aumentar a oferta de procedimentos de média e alta complexidade. Tendo isso em vista, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, juntamente com equipe técnica da Saúde, visitou durante o final de semana, 14 e 15, obras em conclusão e no sul do Estado.

Em Uruçuí, foi realizada a visita ao Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, no qual passa por obras de reestruturação. A primeira etapa da reforma já havia sido entregue e a do centro cirúrgico está em fase de conclusão. “Percebemos uma boa satisfação da população, aqui temos bons profissionais e capacidade de fazer vários procedimentos cirúrgicos. Acreditamos que nos próximos meses entregaremos a reforma completa à população”, comenta Francisco Costa.

Ainda no município, a equipe conheceu as instalações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural(CEREST), que será implantado em Uruçuí e a reforma de adequação da Regional de Saúde. As obras estão em fase avançada e boa parte dos equipamentos já chegou. “Considerando que Uruçuí é um polo agrícola do nosso Estado, acabamos lidando com muitos agrotóxicos e precisamos estar preocupados com a saúde dos nossos trabalhadores, pensando nisso, vimos à necessidade de ter esse CEREST regional para que assim possamos fazer esse atendimento tão necessário e acompanhar a vida dessas pessoas que lidam nos mais diversos setores de serviços, mas de uma forma especial a quem lida com trabalhos envolvendo o agronegócio”, explica o secretário.

Convênios firmados com municípios

A Secretaria de Estado da Saúde firmou convênio com a prefeitura de Bertolínea para reforma e aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal Rita Martins. “Vamos agora em fevereiro liberar os recursos que faltam a ser repassados para que possamos reabrir a unidade e que os atendimentos de baixa complexidade sejam ali resolvidos, tornando o município com a capacidade no atendimento primário mais resolutivo, bem como atendimentos de urgência e emergência”, disse Costa, sobre as obras que já estão em fase de finalização.

Outro convênio firmado foi com a prefeitura de Sebastião Leal, para a aquisição de equipamentos para duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na zona rural, que já foram adquiridos e até fevereiro devem chegar ao município. Também já foi realizado o encaminhamento do pleito feito município para que a Secretaria de Estado da Saúde estruture a UBS localizada na zona urbana.

Por: Denise Nascimento