Mais um importante avanço na saúde pública no sul do Estado, com a abertura da Unidade de Terapia Intensiva(UTI) adulta, com 10 leitos de, no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, que será inaugurada pelo governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, na segunda, 23, durante as atividades alusivas à Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Com a abertura da UTI, o Hospital consolida-se na assistência de média e alta complexidade na região do Vale do Canindé, tendo a Unidade de Pronto Atendimento(UPA), como referência na urgência e emergência. O complexo hospitalar atende uma população estimada em mais de 120 mil habitantes, de 17 municípios.

O secretário Francisco Costa afirma que a implantação “da UTI do Hospital Regional Deolindo Couto tem um papel importante para atender toda a região do vale do Canindé. Serão dez leitos de UTI que serão entregues, onde poderemos, através de uma unidade equipada, profissionais capacitados, ter condições de aumentar a capacidade resolutiva daquele hospital. No complexo da Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Regional, vamos poder com a UTI resolver os casos de uma complexidade maior, que anteriormente tinham que ser encaminhados para a capital, Teresina”.

A UTI, que teve projeto e início de construção ainda no segundo governo Wellington Dias, sendo secretário à época, o deputado federal Assis Carvalho, vai fortalecer a descentralização de serviços nas regionais de saúde, e levando assistência resolutiva para mais próximo da população. “Nossa proposta é levar cada vez mais os serviços de especialidades às demais regiões de saúde de nosso Estado e assim o governador Wellington Dias consegue concretizar e ofertar uma assistência adequada mais próximo do município de residência do paciente”, explica Costa.

A construção da UTI teve investimento de R$962.290,03, oriundos do Governo do Estado e para equipar, a Secretaria de Estado da Saúde contou com emenda do deputado federal Assis Carvalho e programa e projetos da Secretaria/Ministério da Saúde, no valor de R$1,8 milhões e custeio anual de Média e Alta Complexidade(MAC), também do deputado, com recursos de mais de R$1 milhão.

Mais leitos de terapia intensiva

Ao final de 2016, a Secretaria de Estado da Saúde entregou 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal(UCIN), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, e ainda quatro leitos, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.

Para o primeiro semestre de 2017, está prevista a entrega de mais 20 leitos de terapia intensiva. Em Picos, no Hospital Regional Justino Luz, com 10 leitos adulto, e mais 10 leitos do tipo neonatal, no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

Por Graciene Nazareno