Vinte e sete pessoas serão beneficiadas com cirurgias de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical; além de colecistectomias (retirada vesícula biliar), durante o mutirão de cirurgia geral que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza neste sábado (21). Este será o 3º mutirão consecutivo realizado pelo HGV em 2017.  A programação de mutirões do mês de janeiro encerra no próximo final de semana, com uma ação cirúrgica na área de ortopedia.

Para o diretor técnico do HGV, Ingrácio Amorim, os mutirões cirúrgicos realizados aos sábados e feriados têm apresentado resultados positivos. "Esse será o 56º mutirão realizado em pouco mais de um ano, os quais beneficiaram 1.500 pessoas em dez especialidades médicas. O objetivo é acelerar o atendimento de pacientes, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde ", completa o diretor.

O coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Fontes, explica que as hérnias podem causar dor e desconforto. "Os mutirões ajudam a diminuir a fila de espera por esse tipo de procedimento cirúrgico. Agilizar a realização dessas cirurgias é proporcionar a esses pacientes o retorno a uma vida normal", completa o médico.

A ação contará com a participação dos cirurgiões gerais Hamilton Fontes, Carlos Renato Bezerra, Raimundo Júnior e Francisco Karlos Leal. As anestesiologistas Maria das Graças Cavalcante e Mônica Cronemberger. Além de  enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

Por: Solinan Barbosa