Denise Nascimento Saúde amplia oferta de consultas e cirurgias em ortopedia

A partir de abril, a Secretaria de Estado da Saúde vai ampliar a oferta de consultas e procedimentos cirúrgicos na área de ortopedia ao usuário do Sistema Único de Saúde(SUS), dos hospitais da capital. A medida foi acordada durante reunião realizada nesta terça, 21, entre o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o secretário municipal de Teresina, Sílvio Mendes. 

Para isso, as duas instituições deverão reorganizar o fluxo de atendimento no sistema de regulação para consultas e cirurgias de procedimentos ortopédicos, na rede estadual e municipal, contemplando os Hospitais de Urgência de Teresina(HUT), Hospital Universitário(HU), Hospital da Polícia Militar(HPM) e Hospital Getúlio Vargas(HGV). 

De acordo com Francisco Costa, com a reorganização do fluxo de atendimento, serão uniformizados os sistemas de metas e catalogados todos os procedimentos e materiais disponíveis. “Com isso, vamos conseguir ampliar significativamente esse atendimento e assim, reduzir essas filas que existem para as consultas ambulatoriais e melhorar, não só na capital, mas também em todas as cidades do interior que utilizam os serviços de Teresina”. 

Costa enfatiza que com a ampliação da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias em ortopedia, da mesma forma como a organização do fluxo de referência e contrarreferência nesses Hospitais, será possível também uma retaguarda mais efetiva para os pacientes que são atendidos pelo Hospital de Urgência de Teresina.

A ampliação da oferta de consultas e cirurgias está em fase final de elaboração, com a discussão da estratégia junto aos Hospitais e profissionais de saúde. A expectativa é que ainda no mês de abril, a medida seja posta em prática.

Por: Denise Nascimento