O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (25), mais um mutirão cirúrgico de ortopedia. A meta é atender  26 pacientes de urgência e do Ambulatório Integrado. Nestes três primeiros meses de 2017, o HGV realizou doze mutirões que beneficiaram cerca de 350 pessoas em diferentes especialidades médicas. Desse total, 162 eram pacientes ortopédicos, uma das áreas de maior demanda cirúrgica.

Segundo a diretora geral do HGV, Clara Leal, os mutirões acontecem para desafogar a demanda que é muito grande e que o Hospital não consegue dar vazão durante a rotina. “Os dois principais objetivos dessas ações são reduzir a fila e o tempo de espera de pacientes nas diferentes especialidades”, enfatiza a diretora.

O coordenador da Ortopedia do HGV, Wilson Rodrigues, explica que as cirurgias ortopédicas estão entre as mais procuradas no Sistema Único de Saúde (SUS),  “principalmente por conta dos graves traumas provocados por acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas. De tão graves, às vezes o paciente é obrigado a passar por mais de um procedimento cirúrgico”, completa o cirurgião.

Farão parte da equipe médica os cirurgiões ortopédicos Wilson Rodrigues, Francisco das Chagas, Neomar Soares, Glauson Nascimento, Joel Campos, Ayrana Soares, Raul de Macedo, Jamerson Lemos e José Sampaio. Além de médicos anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, e pessoal de apoio.

Por Solinan Barbosa