Júnior Leal Profissionais do Mais Médicos chegam ao Piauí

A promoção da saúde no Piauí acaba de ganhar reforço com a chegada de sete profissionais do programa Mais Médicos, na tarde desta terça-feira (25) para atuarem nos municípios de Ipiranga, Barras, Buriti dos Montes, Piracuruca, Piripiri e Redenção do Gurguéia.

Os médicos trarão para cada um dos municípios “essa atenção à saúde, essa promoção e prevenção. Eles atuarão nas Unidades Básicas de Saúde, como rege o programa Mais Médicos. A maioria deles é do Piauí e estão retornando para suas casas muito felizes em poder trabalhar no seu estado”, disse a gerente de Atenção à Saúde, Dília Falcão.

O grupo é formado por brasileiros formados em instituições do exterior, principalmente Cuba e Venezuela, que aderiram ao programa através de edital que foi lançado no ano passado.

Um desses profissionais que chegaram é o piauiense Patrick Sousa que tem boas perspectivas quanto ao atendimento “e iremos atender as necessidades da população do município já que conhecemos a situação da saúde no interior do nosso Estado”, disse.

Chegando ao município, os médicos ingressam na equipe e iniciam o trabalho. O Piauí conta com 352 médicos do programa, desses 101 são brasileiros e 251 são cubanos que trabalham em 132 municípios, distribuídos nos 11 territórios de saúde.

“A comunidade é quem ganha com a melhor qualidade de assistência de saúde. Ter um médico dentro da unidade reduz a mortalidade materna, o numero de consultas triplica, o acompanhamento dos bebês e crianças é realizado com uma dedicação bem próxima que é o que preconiza o programa saúde da família. Dessa forma, quando se tem um programa estratégia da família com eficácia eu tenho melhora de 80% na resolutividade na média e alta complexidade”, disse Dília Falcão.

Gilmar Torres, secretário de Governo de Flores do Piauí, comemorou a chegada dos profissionais. “Para nós é um prazer porque nosso município estava sem cobertura de médico e agora temos um médico definitivo”.

Por Samara Augusta