O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, em parceria com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, inauguram amanhã (27) o Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo. A solenidade acontece às 7h30, no Hospital da Polícia Militar (HPM).

 O serviço será oferecido no anexo do HPM, com a capacidade de realizar dez atendimentos ambulatoriais por dia e 20 procedimentos eletivos ao mês. A estrutura é toda adequada à pessoas com necessidades especiais, contando com uma sala de atendimento odontológico e duas enfermarias, uma masculina e outra feminina, e cadeira adaptável para cadeirantes e consultório móvel para que os pacientes possam ser levados até o centro cirúrgico. 

Os atendimentos começam dia 2 de maio e serão feitos por uma equipe multidisciplinar composta por dentistas, cardiologistas, neurologistas, anestesistas e cirurgiões buco-maxilar que farão o atendimento de avaliação diagnóstica em pacientes com alguma deficiência que não sejam colaborativos a procedimentos odontológicos.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde do município onde reside que prestará o primeiro atendimento e, caso necessite de uma avaliação mais complexa, será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas mais próximo da cidade. No CEO, o paciente passará por exames diagnósticos mais precisos. Sendo detectada a indicação, serão regulados para o serviço de referência no Hospital Militar.

Por: Samara Augusta e Denise Nascimento