Os profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa participam do treinamento em reanimação cardiopulmonar, que teve inicio nesta terça-feira (25) e segue até o final do mês de maio. A proposta é capacitar todos os profissionais da Maternidade, contemplando os que trabalham no setor administrativo, da admissão aos serviços gerais.

O médico pediatra e neonatologista, Marcos Bittencourt, instrutor do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, informou que com a capacitação, todos os funcionários terão a confiança de iniciar os primeiros cuidados a qualquer pessoa que necessite de alguma ajuda para respirar em caso de parada cardíaca e em qualquer situação, por exemplo, numa via pública, num show, num clube ou até mesmo nos corredores da instituição.

“É importante oferecer noções básicas de reanimação cardiopulmonar para os funcionários da Maternidade Evangelina Rosa e para os do Instituto de Perinatoligia”, explica.

O treinamento esta sendo realizado no local onde o funcionário está trabalhando, oferecendo a oportunidade que todos sejam treinados e participem efetivamente da simulação. “Tem sido muito gratificante a aceitação por todas as categorias, pois estão se sentindo útil, para a realização de um cuidado tão importante, no momento de uma situação de risco de vida”, conta o médico.                       

A capacitação, feita enfocando o aspecto teórico como prático, conta com um manequim adulto e bebê, quando são feitas simulações realísticas, como se realmente estivesse acontecendo.  A capacitação é feita diariamente.

Por: Elis Pegado