As estratégias do Estado do Piauí para enfrentamento do Tabagismo foram apresentadas no Seminário de Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Promoção da Saúde e IV Fórum para o Monitoramento do Plano das DCNT realizado em Maceió/AL nos dias 05, 06 e 07 de abril.

Primeiro fator de risco para desencadear doenças crônicas, o Tabagismo vem sendo abordado pela equipe da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde no sentido de fazer intervenção diante do aumento do consumo do cigarro e da iniciação precoce.

A coordenadora Valdite Rocha explica que a intervenção diante desses dois fatores faz parte das ações estratégicas do Estado “que dos 224 municípios apenas 50 haviam feito adesão ao Programa de Controle do Tabagismo (PCT), dificultando o acesso da população ao tratamento e hoje 136 municípios já aderiram ao programa”.

A adesão de mais municípios fez com que profissionais de saúde passassem por capacitação e novas parcerias intersetoriais foram costuradas, como por exemplo, com os gestores da Educação, permitindo que estudantes fossem alcançados pelo Programa. “Cada equipe de profissionais de saúde trata de 15 pessoas, em média. Dessas, cerca de 10 param de fumar. O tratamento dura quatro meses”, explica Valdite Rocha.

Os resultados apareceram em números. Segundo a coordenadora, em Teresina anteriormente o programa só estava disponível no Hospital Universitário e no Hospital do Parque Piauí. “Atualmente são 17 postos de saúde em Teresina permitindo o acesso da população aos programas, além das equipes de mais de 50 postos do interior que foram capacitadas e iniciaram o atendimento ainda no final do ano passado”, disse.

Por Samara Augusta