Como parte das atividades desenvolvidas em comemoração ao Dia das Mães, celebrado neste domingo (14), a Maternidade Dona Evangelina Rosa realizou um série de atividades alusivas à data. 

Na sexta-feira (12), foi realizado um momento especial na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru. O ato é uma forma de trazer mais alegria as mães que estão vivendo o momento mais importante da maternidade, o nascimento do filho. A equipe multiprofissional, que atua diretamente com as cerca de 30 mães internadas com seus bebês prematuros, se dividiu para proporcionar o momento especial que teve música, apresentação de vídeos e distribuição de brindes. 

As atividades realizadas e a presença dos bebês tornaram o momento emocionante. “Sempre todas as datas festivas com o intuito de tornar o ambiente mais acolhedor, já que algumas chegam a passar três meses aqui na maternidade”, justificou a psicóloga e tutora do Método Canguru, Lydia Brito.

A nutricionista do Banco de Leite Humano da Maternidade, Ducarmo Pinto, destacou que essas mães são especiais porque estão há dois ou três meses  na Maternidade e não conseguem, muitas vezes, tirar leite por todos os problemas que envolvem a prematuridade de um filho. “Imagine passar o Dia das Mães longe de casa sem poder comemorar?”, lembrou a nutricionista, destacando que todas são merecedoras da homenagem. Em relação à produção de leite humano, Ducarmo ressaltou que momentos assim estimulam a amamentação porque elas se sentem mais motivadas. “Elas relaxam e conseguem tirar mais leite”, esclarece.

Espaço Canguru
Essa Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal presta assistência a bebês prematuros internados que recebem atendimento humanizado e ficam em contato com as mães até receberem alta. O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro implantado há 13 anos na MDER. Eles recebem atendimento de equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

Missa e Culto
Também na sexta-feira, uma missa em ação de graças em homenagem às colaboradoras da Casa foi realizada. A solenidade foi promovida pela diretoria da Evangelina e teve a presença do diretor geral, médico Francisco Macêdo. Ainda na programação, que teve início na primeira semana de maio, foi realizado um culto evangélico para homenagear as mães da Evangelina Rosa.

Além dessas, outras atividades em alusão à data foram realizadas até domingo. Em uma iniciativa do Serviço Social da Mder, na data em que se comemora o Dia das Mães, as mulheres internadas na Evangelina receberam arranjos de flores que foram doadas pelo Instituto Flor Gentil, que trabalha com flores que seriam descartadas e as transformam em arranjos que são distribuídos, em geral, para idosos e instituições assistenciais. “Uma forma de trazer mais alegria às mães que estão na Evangelina nesse dia”, destacou a assistente social e idealizadora da atividade, Solange Campos.

Por Astrid Lages