A Escola Técnica do SUS (ETSUS/PI) capacitou, nesta última semana, 18 enfermeiros em Urgência e Emergência, para que estes sejam instrutores na formação de técnicos de enfermagem e condutores que atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgências(SAMU). A capacitação tem carga horária de 200 horas, abordando temas desde a estruturação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), Agravos Clínicos e Traumáticos em Urgência e Emergência e a importância das Metodologias Ativas no processo de Educação em Saúde.

Com a capacitação, os instrutores terão as competências necessárias na formação dos profissionais dos municípios, para prepará-los a reconhecer e prestar os primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência, com vistas a prevenir falhas evitáveis e diminuir a morbi-mortalidade relacionadas à imperícia, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde. 

De acordo com a coordenadora Geral da ETSUS, Josellia Moreira, "os profissionais que atuam na Rede Urgência e Emergência necessitam de qualificação para prestar um serviço cada vez mais eficiente e eficaz à população, através do aprimoramento das práticas de trabalho, de acordo com os novos protocolos. O curso visa interligar os vários aspectos do atendimento para que cada um saiba exatamente o procedimento que deve ser realizado, diminuindo assim o risco de morte ou sequelas".

Os enfermeiros-instrutores irão capacitar, inicialmente, 240 profissionais do SUS, de forma descentralizada, nos municípios de Corrente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Picos, Floriano e Valença, abrangendo assim 06 territórios de desenvolvimento. Os municípios receberão, via ofício, informações sobre o curso, período e local das matrículas. 

A capacitação dos enfermeiros foi conduzida pelo coordenador do RUE, Telmo Mesquita, especialista Gilmar Alves e das facilitadoras Layanne Renata, Sara Rodrigues, Anailza e Josellia Moreira.