Amanhã (25), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza movimento de apoio a Campanha Internacional Maio Amarelo – Atenção pela vida, que marca a mobilização para a diminuição dos acidentes de trânsito. O evento vai acontecer de 8 às 12 horas, com a participação dos órgãos envolvidos na Campanha e direção  do HGV. 

Para reforçar a conscientização quanto aos altos índices de mortes e feridos no trânsito no Piauí, o coordenador da neurocirurgia do HGV, Daniel França, vai apresentar a Pesquisa “A realidade dos acidentes de trânsito e traumatismos no Piauí”. Segundo ele, o HGV participa como parceiro por ser um hospital referência de média e alta complexidade e receber pacientes vítimas de traumas decorrentes de acidentes de trânsito. 

Para a gerente de Educação de Trânsito da STRANS, Samyra Motta, a participação do HGV no movimento alerta para o grande número de vítimas de trânsito que os hospitais recebem diariamente. “"O trauma é, sem dúvida, um problema de saúde pública cada vez maior. Uma das causas mais frequentes de mortalidade, atualmente, é o trauma", afirma Samyra. 

A sugestão é que os funcionários do Hospital amanhã (25) usem roupas ou acessórios amarelos para reforçar a conscientização. A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.

Na programação consta também a participação de todos os órgãos envolvidos na Campanha como Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), DETRAN, STRANS, CIPTRAN, Polícia Rodoviária Federal, DNIT, OAB, SEDUC, SEMEC, SEST/SENAT, BPRE, Ministério Público, HUT, SEMJUV.

Por Fátima Oliveira