Jr Leal Saúde capacita médicos sobre intoxicação por agrotóxicos

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) é um órgão da Secretaria de Estado da Saúde que tem como objetivo promover a proteção à saúde da população. Em um de seus vieses, atua na garantia de informação toxicológica voltada à prevenção, proteção e promoção à saúde dos que estiverem expostos a riscos de natureza toxicológica ou outras substâncias potencialmente agressivas ao ser humano.

Com esse intuito, técnicos do Centro de Informação Toxicológica (CITOX) ministraram uma palestra hoje (23) para os 13 cooperados cubanos recém-chegados ao Piauí pelo Programa Mais Médicos. Neste primeiro momento da capacitação, que aconteceu no auditório da DIVISA, os especialistas do CITOX explanaram sobre riscos tóxicos e medidas preventivas de intoxicação por agrotóxicos. 

Os médicos irão atuar em oito municípios do interior do Estado, onde trabalharão diretamente na atenção primária à saúde. “É imprescindível que sejam capacitados para atender e direcionar adequadamente dentro da rede do SUS os pacientes com possíveis quadros de intoxicação ou envenenamento, bastante recorrentes no interior. Além de ressaltar a importância de proteger-se, tendo em vista que enquanto profissionais de saúde eles também estão expostos a esses riscos”, comenta Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária de Estado. 

“Classificamos os vários tipos de agrotóxicos e os direcionamentos adequados para cada um. Em todo o Piauí há muitos casos de acidentes com esses produtos, principalmente com quem trabalha diretamente com essas substâncias”, explicou o médico do Centro de Informação, Pedro Rodrigues.  Ainda segundo ele, a palestra também visa divulgar sobre o serviço de orientação do CITOX aos cooperados cubanos, para que eles possam divulgar o Centro para a população em geral. 

O CITOX funciona em regime de plantão de 24 horas, dispondo de informações e orientações toxicológicas aos profissionais de saúde, de hospitais públicos e privados, em todo o Estado, bem como para a população em geral. O número para orientação é o 0800-280.3661. 

Em um segundo momento, outras palestras da capacitação serão ministradas aos médicos do Programa sobre outras intoxicações específicas, como; poluentes industriais, produtos de limpeza, medicamentos, metais pesados, plantas, entre outros produtos químicos em geral.  Os profissionais também receberão treinamento sobre infecção hospitalar e segurança do paciente na atenção básica. 
 

Por Denise Nascimento