Jr Leal Saúde institui Colegiado Gestor para acompanhamento de obras e serviços

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, instituiu o Colegiado Gestor, grupo para compartilhar e atualizar as informações sobre ações, projetos e programas da Secretaria de Saúde, visando ainda identificar gargalos e desafios na implementação das ações. O compartilhamento das ações já era realizado regularmente, mas agora instituído com uma rotina semanal, com reuniões todas as manhãs de segunda com a presença de superintendentes, diretores e assessores técnicos. Além do encontro semanal, os gestores usam as ferramentas digitais, como grupos de celular e intranet, para facilitar a comunicação entre os integrantes.

De acordo com o secretário, “foram estabelecidas metas para cada área e o cronograma para execução das obras e serviços. Esse planejamento é imprescindível para a gestão. Com isso, otimiza-se o fluxo de informações e ganha-se agilidade na tomada de decisões”, afirma Florentino. 

Outro resultado positivo é que os gestores ficam cientes do que se passa na pasta, não somente em sua área de atuação. As informações são atualizadas rotineiramente, mas os encontros semanais proporcionam maior interatividade entre as diversas áreas que compõem a Secretaria, além de aprendizagem mútua.  

A organização segue o modelo de trabalho matricial, sincronizando as ações de planejamento, organização, coordenação e controle de todos os âmbitos da Secretaria de Estado da Saúde, viabilizando uma visão sistêmica.

“O que se debate hoje é fruto das informações colhidas na reunião passada. O que se avançou, o que cada área pode fazer para dinamizar a resolução daquele problema. Os ganhos são muitos: temos como acompanhar semanalmente as demandas e ainda no dia-a-dia, por meio de grupos no celular e intranet”, explica Florentino.

Por Graciene Nazareno