Trinta e nove pacientes serão beneficiados durante o mutirão cirúrgico que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza neste sábado (16), na especialidade de cirurgia geral. Esta será a 37ª ação promovida pelo HGV, somente em 2017, as quais já atenderam 1.006 pessoas em diferentes áreas médicas.

Estão programados procedimentos cirúrgicos de hérnias abdominais (epigástrica, umbilical e inguinal), colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e coloproctológicos (hemorroidectomia, tratamento de fissura anal e remoção de cisto na região sacral).

O coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Fontes, diz que serão oito salas cirúrgicas funcionando e uma equipe de profissionais que incluem cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. "Teremos, também, a participação da equipe da coloproctologia", destaca o cirurgião.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, explica que, apesar da demanda ser contínua, os mutirões, realizados regularmente aos sábados e feriados, permitiram reduzir, consideravelmente, o tempo médio de espera por uma cirurgia, sobretudo nas especialidades de maior demanda.

Por Solinan Barbosa