Astrid Lages Evangelina realiza atendimento odontológico a gestantes e bebês há 20 anos

A pequena Maria Laura tem apenas quatro dias de vida e esteve no Instituto de Perinatologia Social do Piauí (IPS), anexo da Maternidade Dona Evangelina Rosa, para sua primeira consulta com o dentista e realização do Teste da Lingüinha. O Serviço de Odontologia é oferecido à comunidade em geral, através do Serviço Único de Saúde há 20 anos em parceria com o Programa Preventivo para Gestantes e Bebês (PPGB) da Universidade Federal do Piauí ( UFPI).

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, maior referência de maternidade no estado do Piauí, é parceira do projeto e disponibiliza o espaço físico e apoio logístico com material de proteção individual e parte do material de consumo necessário ao desenvolvimento do projeto.

Para Letícia Sá, estudante do Curso de Odontologia de uma Universidade Particular e que atende na sala de odontologia, essa é uma experiência imensurável. “Ter contato com bebês fora da faculdade é importante porque estamos tendo a oportunidade da atender pessoas que não teriam acesso a um dentista, prevenindo cáries já desde os primeiros dias de nascidas”, comentou. A orientação é que o bebê seja levado ao dentista ainda no primeiro mês de vida.

No colo da mãe, a recém-nascida foi colocada em posição simplificada – técnica chamada de joelho a joelho - se encostando e formando uma "caminha", onde o bebê fica deitado. Já a partir de 2 anos e meio a criança já se senta na cadeira odontológica. Nas consultas, as dentistas também explicam como limpar a boca dos bebês.

Nesse atendimento são fornecidas informações às mães de como realizar a higiene dos bebês. “Após a Lei do Teste da Linguinha, instituída em 2014, começamos a realizá-lo também. Nos casos em que é diagnosticada a linguinha presa realizamos a cirurgia aqui no próprio programa preventivo”, explicou a dentista Marina Moura. 

Além dos serviços citados, os profissionais ainda orientam gestantes e bebês a cultivar hábitos para evitar cáries dentárias, doença que depende da ingestão descontrolada de açúcares, associada à higiene bucal deficiente. Começa com uma manchinha branca na boca, próxima à gengiva. Segundo os dentistas, a criança deve comer frutas e verduras, ao invés de sucos, biscoitos e bombons.

Outra orientação pertinente é que se a criança nascer com o hábito de chupar dedos, que as mães coloquem meias em suas mãozinhas, até o cotovelo, para que o hábito não persista, pois pode causar deformidades nos ossos da face e dentes.

O Programa

 O Programa Preventivo pra Gestantes e Bebês realiza o atendimento de gestantes e bebês de zero a três anos de idade e já teve três projetos financiados pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), e, com isso, obteve aquisições logísticas com materiais para o funcionamento do programa.

Desde abril de 1997, o programa tem atendimento diário e recebe 18 pacientes por manhã, em média. Tem um fluxo de, aproximadamente, 400 pacientes por mês, sendo consultados 2.000 bebês por período letivo, incluindo mulheres em situação pós-parto (puerpério) atendidas no Instituto de Perinatologia Social do Piauí (IPS) e bebês usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Astrid Lages, com informações da Ufpi