Astrid Lages Evangelina realiza atos em alusão ao Dia da Prematuridade

Dia 17 de novembro é um dia para se festejar a melhoria do serviço e chamar a atenção da sociedade, das mães, dos profissionais de saúde para essa Rede de Cuidados que deve ser disponibilizado para os prematuros. Em alusão à data a equipe do Banco de Leite Humanos e da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru da Maternidade dona Evangelina Rosa prepararam um linda solenidade para comemorar Dia da Prematuridade. Ainda como parte das comemorações, a equipe de profissionais da Evangelina realizara na tarde de hoje, às 17h, um ato de conscientização à sociedade. O evento acontecerá na Ponte Estaiada.

 

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e demais colaboradores que compõem as equipes se reuniram ao som de violão e paródias que homenageavam os bebês prematuros da ala Canguru, que passearam no colo das mães, a equipe percorreu várias alas da Mder, incluindo as Utis neonatais. Tudo com o objetivo de contemplar todos os bebês que se encontram sob cuidados na Unidade Hospitalar

“Um momento foi reservado para os serviços de saúde chamarem atenção da sociedade para casos de prematuridade que hoje é considerada a principal causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos de idade”, comentou a nutricionista Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite Humano ( BLH) da Maternidade. Ela ressaltou que  a prematuridade impõe uma situação de cuidados especiais em recém-nascidos  e que requer uma rede de apoio e atenção . Nesse sentido, os serviços de saúde se organizaram e conseguiram melhorar, se equipar, se apropriar de novas tecnologias e hoje o prematuro tem uma sobrevida e menor possibilidade de sequelas após alta hospitalar.

A jovem Tatiely Sousa também foi homenageada. Ela completou 18 anos nesta data a foi homenageada duplamente. Mãe de uma menina, ela agradeceu pelos cuidados que vem recebido desde o nascimento da filha prematura. “Aqui tenho todo apoio que preciso, eu e minha filha”, elogia a mãe que teve a filha a pouco menos de um mês.

 

Há 13 anos implantado na Maternidade, o Método Canguru é uma das estratégias que facilita recuperação do bebê. Consiste em colocar a criança em contato pele a pele o máximo de tempo possível. Quando o método foi inventado na Colômbia, na década de 1980, ele foi pensado para substituir a incubadora na necessidade de manter o bebê aquecido. A hipotermia é uma das causas de estresse e morte dos bebês prematuros. E este método mantém o bebê aquecido, além de favorecer o contato com a flora bacteriana da mãe, que o protege de infecções hospitalares.

 

Dados

Segundo números da Organização das Nações Unidas (ONU), todos os anos cerca de 15 milhões de crianças nascem antes de completar 37 semanas de gestação no mundo. Estes bebês são considerados prematuros. O estudo “Prematuridade e suas possíveis causas”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mostra que a prevalência de partos de crianças prematuras no Brasil chega a 11,7%. Isso coloca o país na décima posição entre os países onde mais nascem bebês prematuros.

Os beBês

Os bebês prematuros necessitam recuperar o desenvolvimento, que aconteceria de forma natural dentro do útero, fora dele. Por isso, o desenvolvimento da criança deve ser ajustado, principalmente nos primeiros anos de vida. Um bebê que nasceu de 35 semanas, por exemplo, tem duas semanas a menos de maturação que um bebê nascido no tempo certo. A forma correta de acompanhar o desenvolvimento é que ele só seja comparado com um bebê recém-nascido a termo com 15 dias de vida. E este ajuste deve acompanhá-lo nos marcos do desenvolvimento, como sustentar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e andar.

As recomendações gerais para o cuidado com qualquer bebê prematuro é o aleitamento materno. Se para um bebê nascido em tempo normal a amamentação é importante, para um prematuro é fundamental. A presença da família durante a internação do bebê também é fundamental para a recuperação da criança. “A mãe de um bebê prematuro não deve ser visita na UTI Neonatal. Ela deve acompanha-lo durante toda internação. O contato da família ajuda a estabelecer um vínculo com o bebê. E para a mãe, estar perto da criança estimula a produção do leite. Se o bebê está internado e a mãe está longe, a produção do leite diminui. Por isso, é tão fundamental que os hospitais estimulem a permanência do bebê junto com mãe.

 

Por: Astrid Lages