16/12/2017 - 18h34

Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Com cirurgias de catarata e geral

James Almeida Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Pacientes de Parnaíba, Luiz Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Ilha Grande são atendidos em mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, da Secretaria de Estado da Saúde, realizado neste final de semana, no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Cerca de 250 procedimentos serão realizados entre cirurgias gerais e de Catarata.

O mutirão contou com a colaboração das secretarias municipais de saúde, que trouxeram os pacientes conforme a quantidade de vagas já programada para cada cidade, “Pra nós, de Luiz Correia, foram 57 vagas e só neste final de semana já serão atendidos 26 pacientes com cirurgias de catarata”, afirma Kátia Samara, coordenadora de Programas na Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Luiz Correia.

De acordo com o diretor de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Neres Machado, o projeto prevê a participação de todos os municípios, que reunidos na Comissão Intergestora Regional(CIR), decidem, proporcionalmente, as vagas que cada um terá direito em cada etapa do mutirão. “Aqui neste Território, já realizamos cirurgias no Hospital de Buriti dos Lopes, onde foi atendido parte da demanda e também aqui no HEDA, em Parnaíba. A intenção é que continuaremos no ano que vem com outros mutirões e assim atender o máximo de pessoas possível” afirma.

Só neste final de semana, quase 500 pacientes serão atendidos nos hospitais do estado que participam do Mutirão de Cirurgias Eletivas e até o final do ano, deve ser atingida a meta de 2 mil cirurgias, como informa secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que também disse da importância de continuar com o projeto de mutirões nos territórios, especialmente o de catarata que deve zerar a fila em 2018 “Já solicitamos ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, os recursos que faltam para zerar a fila de mais de 7 mil pacientes à espera de uma cirurgia de catarata. Estamos muito empenhados nisso”, afirma.

Mais recursos também estão disponíveis para realização de mutirões de cirurgias para 2018, como cerca de R$5,5 milhões, sendo parte de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho.

Por Albano Amorim

20/04/2018 as 11:24h

Piauí reduz em mais de 50% os casos de dengue de chikungunya

Saúde investe em ações e campanhas

20/04/2018 as 10:04h

Saúde confirma um caso de H1N1

A campanha de vacinação inicia na segunda, dia 23

20/04/2018 as 08:38h

HGV recebe visita técnica do Ministério da Saúde para habilitar serviços em alta complexidade

O HGV passará a oferecer assistência ao indivíduo com obesidade e realizar transplante hepático

20/04/2018 as 08:33h

Filas de espera reduziram até 50% no HGV após gerenciamento de leitos

Também será implantado o sistema online de Autorização de Internação

19/04/2018 as 13:02h

Planificação reorganiza atenção primária na Planície Litorânea

Segunda etapa terá início após pactuação

19/04/2018 as 11:16h

Florentino Neto passa por cirurgia e deve se ausentar por 15 dias

Quem assume no período é o médico e ex-secretário de Saúde, Telmo Mesquita.