16/12/2017 - 18h34

Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Com cirurgias de catarata e geral

James Almeida Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Pacientes de Parnaíba, Luiz Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Ilha Grande são atendidos em mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, da Secretaria de Estado da Saúde, realizado neste final de semana, no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Cerca de 250 procedimentos serão realizados entre cirurgias gerais e de Catarata.

O mutirão contou com a colaboração das secretarias municipais de saúde, que trouxeram os pacientes conforme a quantidade de vagas já programada para cada cidade, “Pra nós, de Luiz Correia, foram 57 vagas e só neste final de semana já serão atendidos 26 pacientes com cirurgias de catarata”, afirma Kátia Samara, coordenadora de Programas na Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Luiz Correia.

De acordo com o diretor de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Neres Machado, o projeto prevê a participação de todos os municípios, que reunidos na Comissão Intergestora Regional(CIR), decidem, proporcionalmente, as vagas que cada um terá direito em cada etapa do mutirão. “Aqui neste Território, já realizamos cirurgias no Hospital de Buriti dos Lopes, onde foi atendido parte da demanda e também aqui no HEDA, em Parnaíba. A intenção é que continuaremos no ano que vem com outros mutirões e assim atender o máximo de pessoas possível” afirma.

Só neste final de semana, quase 500 pacientes serão atendidos nos hospitais do estado que participam do Mutirão de Cirurgias Eletivas e até o final do ano, deve ser atingida a meta de 2 mil cirurgias, como informa secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que também disse da importância de continuar com o projeto de mutirões nos territórios, especialmente o de catarata que deve zerar a fila em 2018 “Já solicitamos ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, os recursos que faltam para zerar a fila de mais de 7 mil pacientes à espera de uma cirurgia de catarata. Estamos muito empenhados nisso”, afirma.

Mais recursos também estão disponíveis para realização de mutirões de cirurgias para 2018, como cerca de R$5,5 milhões, sendo parte de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho.

Por Albano Amorim

18/01/2018 as 15:15h

Comunidades de Teresina receberão academias ao ar livre

Investimentos em prevenção à saúde

18/01/2018 as 15:12h

Mutirão de cirurgias de catarata vai atender mais de 14 mil pessoas

O mutirão atende a população de todos os territórios do Estado

18/01/2018 as 12:32h

Campo maior recebe R$ 470 mil em investimentos para saúde

Equipamentos para Hospital e academia ao ar livre são entregues

17/01/2018 as 14:35h

Saúde emite Nota Técnica sobre febre amarela

Pelo menos 57 cidades do Piauí devem intensificar campanha contra febre amarela.

16/01/2018 as 14:47h

Secretário de Saúde anuncia investimentos para Corrente

Região também receberá programa Passo à Frente

15/01/2018 as 13:58h